O que significa zumbido? – Causas e tratamento

Tempo de leitura: 4 min

barulho na cidade

Quase todo mundo já experimentou uma irritante crise de zumbido. Isso pode acontecer com a insônia crônica, quando os sinais sonoros enviados pelo cérebro não são lidos corretamente pelos sistemas nervosos periférico e central. Em princípio não é um problema grave, mas tornar-se um companheiro constante no nosso dia-a-dia indica que devemos consultar o médico e procurar uma solução adequada, pois existe o perigo de evoluir para uma alteração auditiva mais grave. É caracterizado pelo som permanente de toque, eco ou zumbido em um ou ambos os ouvidos. Vamos averiguar quais os motivos da sua ocorrência, bem como quais os métodos de tratamento adequados.

Causas do zumbido – há necessidade de se preocupar?

Mesmo que tenha sido há muito tempo, acontece a cada pessoa ouvir ruídos estranhos ou ligeiramente perturbadores de vez em quando. Às vezes, eles são expressos na forma de toque, assobio, zumbido constante, som semelhante ao de uma buzina de carro ou até mesmo um assobio. Sua aparência nem sempre é motivo de preocupação. Pode ser apenas um sinal de fadiga. Existem muitos pequenos truques que se aplicam a um sono realmente saudável.

O termo médico para zumbido é zumbido e ocorre com mais frequência do que você pensa, mas você deve prestar atenção a ele apenas nos casos em que é mais forte ou se torna um fenômeno crônico. Geralmente é devido a uma mudança na pressão após viajar de avião, embarcar ou descer uma montanha ou andar muito alto de um prédio, uma mudança repentina de postura, atividade física extenuante e presença de água nos ouvidos.

Uma mulher com dor de cabeça

Em casos mais raros, pode sinalizar um problema muito mais sério e exigir um exame médico e tratamento adequado. As razões patológicas para isso podem ser as seguintes:

  • Otite;
  • Infecção de parte do canal auditivo ou mexilhão;
  • Perfuração parcial ou fissura timpânica completa;
  • Ossos endurecidos no ouvido;
  • Presença de crescimentos, cistos ou tumores;
  • Doença de Meniere;
  • Desenvolvimento de queixas neurológicas;
  • Diabetes e Obesidade;
  • Doença mental grave.

Zumbido e lesões:

O desenvolvimento de uma doença crônica não é a única outra razão para o aparecimento do zumbido. Isso também pode ser devido a um trauma físico novo ou antigo que o faz lembrar de você mesmo. Estas são as causadas por uma pancada na cabeça ou nas imediações do tímpano. Eles podem ocorrer ao cair.

Ruído e respiração ofegante nessa área são alguns dos sintomas de hipertensão e doença coronariana. Aprenda como você pode neutralizar facilmente a pressão alta com o FrioCard. Outras condições que levam a esse tipo de zumbido incluem o uso de drogas, estresse crônico, fadiga ou ansiedade, uso de certos medicamentos, exposição frequente a música alta ou estímulos sonoros e o uso de fones de ouvido amplificados.

Menina

Quais são as consequências do zumbido permanente?

Tomar as medidas adequadas é a chave para o tratamento adequado do zumbido. Quando você identifica o problema e ele dura mais de uma ou duas semanas, é hora de consultar um médico. Caso contrário, você corre o risco de se perder completamente. O número de células auditivas simplesmente se esgotará em algum ponto. Outra opção possível é atingir hiperacusia – hipersensibilidade a qualquer tipo de som devido à estimulação excessiva.

Pessoas que precisam levar uma vida ativa e sofrem de zumbido correm o risco de:

  • Freqüentemente, dor de cabeça;
  • Apreensões;
  • Insônia Crônica;
  • Depressão, apatia, sensação constante de fadiga e fadiga;
  • Consequências graves para a psique.
  • Zumbido – maneiras naturais de lidar com o zumbido

Deve ser enfatizado aqui que um exame médico é obrigatório se você ouvir constantemente zumbidos ou assobios no tímpano. Ele é o único que pode avaliar objetivamente o que exatamente está errado com você, bem como determinar medidas específicas a serem tomadas. No entanto, para acelerar sua recuperação, você pode gostar e aplicar algumas das boas práticas listadas abaixo.

Prática Útil №1: Coma menos alimentos gordurosos!

bacon, comida gordurosa

Zumbido – pode estar diretamente relacionado à hipertensão. E então – com colesterol. Se você está acostumado a consumir carnes gordas, fritas, doces e massas, então é hora de introduzir um melhor controle de peso e se livrar de pelo menos 10% do excesso de calorias. Uma dieta realmente saudável deve incluir frutas, vegetais ricos em fibras, vitaminas e minerais, carne ‘pura’ e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.

Prática útil №2: Evite sons excessivamente altos!

Todos nós amamos festas de qualidade para oferecer como último recurso, mas na presença de zumbido crônico, é melhor evitar restaurantes excessivamente barulhentos e com muito volume. Diminua um pouco os decibéis em que você ouve música. A melhora acontecerá em breve!

Prática útil №3: Beba mais líquidos e faça exercícios regularmente!

A realização de exercícios leves, mas diários, como ginástica, corrida, ioga ou outras atividades responsáveis ​​pela regulação adequada da circulação sanguínea, acelera a eliminação de zumbidos e zumbidos incômodos. Eles podem ser praticados como uma boa medida preventiva. A ingestão de líquidos também é extremamente importante, pois períodos prolongados de desidratação levam à recorrência do ruído.

Prática útil №4: Monitore seus níveis de pressão arterial!

criança, doutor, coração

A hipertensão leva a um aumento acentuado do risco de acidente vascular cerebral e outros tipos de doenças do sistema cardiovascular. Está diretamente relacionado ao aparecimento de zumbido permanente e sua subseqüente perda auditiva parcial ou total. É por isso que monitorar sua pressão arterial é importante. Evite consumir alimentos e bebidas que aumentem seus níveis! Se necessário, use produtos de normalização do sangue natural, como Cardiol.

Prática útil №5: Remova o estresse de sua vida!

O ritmo acelerado da vida na cidade grande deixa a todos nós uma ideia mais ansiosa e nervosa. Trânsito, chegar ao trabalho, ir para casa, a síndrome de burnout são fatores que drenam a alegria de viver no dia a dia. Nunca há tempo suficiente para tudo, muito menos para prestar atenção de qualidade a nós mesmos e aos nossos entes queridos. Mude isso. Você é o motor da sua realidade. Não se esqueça disso.

mulher estresse

Aproveite a vida e preste a atenção necessária ao seu corpo!

Não ignore o zumbido crônico. Este é um sinal claro de seu corpo de que algo está errado. Preste-lhe a atenção necessária e certifique-se de consultar um médico. Relaxe mais e coma de maneira adequada e natural. As doenças que temos simplesmente refletem nosso estilo de vida. Tenha a coragem de mudar tudo o que o afeta negativamente! Se pretende cuidar bem dos seus ouvidos pode contar com as cápsulas naturais Multilan.

Encontre mais artigos interessantes em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *